quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

o IGE


O IGE é um Intercâmbio de Grupo de Estudos promovido pela Fundação Rotária do Rotary Internacional, que propicia uma experiência técnico cultural ímpar para jovens profissionais. Ocorre em diversas regiões do mundo e tem por objetivo básico o desenvolvimento pessoal dos participantes, estimulando a união dos povos, o desenvolvimento da tolerância, a liderança. O conhecimento aprofundado da história, cultura, língua, governo e o "Way of Life" do país anfitrião.

No nosso caso, passaremos algumas semanas na Índia, convivendo com indianos, comendo de sua comida, participando de suas manifestações culturais, com parte de suas famílias e vivenciando um pouco das profissões de cada um dos integrantes do grupo.

Falando em grupo, foi numa tarde estranha, numa pequena cidade no interior de São Paulo, diante de pessoas que nunca antes tinham nos visto é que fomos rotulados, avaliados, julgados e sabatinados. Um a um, individualmente era chamado para dentro de uma sala pequena, quente, apertada e cheia de gente que nos faziam perguntas misturando idiomas. Nossas reações, respostas, nossa apresentação tudo estava sendo avaliado para que no final da tarde, viesse a resposta do grupo que seria enfim formado. Os critérios das escolhas até hoje são um pouco misteriosos. Mas enfim, nos tornamos um grupo.


Desde então passamos a nos reconhecer, decorar nomes, no início era mais fácil nos reconhecermos pelas nossas profissões do que pelos nomes. Agora, apenas algumas semanas depois, vários encontros virtuais e quatro encontros reais, sabemos tanto um do outro que parecemos velhos amigos. Somos um grupo!


Ao abrirmos nossos corações para conhecermos uma nova cultura, sem querer o fizemos também, uns para com os outros. Somos um Grupo!


Estamos há uma semana do embarque, cada um com suas atribuições, ocupados em tentar deixar tudo organizado para que ninguém sinta nossa falta, mas de minuto em minuto voltamos nossos pensamentos para o mesmo objetivo, e a cada minuto que passa o grupo passa a ocupar mais nossos pensamentos.


Depois de pensar em tantos detalhes, podemos finalmente dizer: Estamos prontos!! Somos um grupo!


Paulo Limberger

Nenhum comentário:

Postar um comentário