terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Nem tudo sao flores na India...

A India e' linda, a cultura, a diversidade, a tolerancia, a alegria, a hospitalidade, os sabores.... Mas nem tudo sao flores na India... Entramos em templos fantasticos, o que mais me chamou a atencao foi um que existe a 1500 anos, dificil pra mim entender que ha 1500 anos foi construido algo pelas maos do homem e isso ainda contiua ali. Quanta coisa nao aconteceu ao seu redor.Quanta mudanca. Os deuses continuam la assistindo a tudo e abencoando aqueles que tocam os sinos do seu templo. Os automoveis quando passam pelo templo buzinam para avisar a deus que estao passando para que sejam abencoados.A religiosidade desse povo e impressionante.
MAS, sempre tem um "mas", conforme vamos vivendo aqui, e conhecendo a India dos Indianos, a forma como vivem, os problemas sociais que enfrentam, vez por outra a verdade e jogada nua e crua na nossa cara.
Muita gente aqui sofre, trabalha, e muito para tentar garantir o minimo para sua sobrevivencia, passamos em lugares que a carga horaria de um trabalhador e de11 horas por dia, e com servico pesado. Comum vermos mulheres carregando bacias de areia ou terra nas cabecas. Andado com seus saris por fabricas arcaicas, com os pes no chao. As coisas estao mudando, eh verdae, aos poucos o trabalhador esta conquistando sua dignidade, ja e um avanco, tinham que primeiro conquistar trabalho.
Ja nos disseram que o sistema de castas esta extinto, bem verdade, que foi extinto por interesse da democracia, que precisou dos votos daqueles que sao considerados de castas inferiores. Mas na pratica, ainda percebemos um resquicio dos tempos em que as castas eram mais expostas. A agora chamada classe trabalhadora, tem poucos direitos, ou nao conhecem os seus direitos. Dificilmente um trabalhador desses nos cumprimenta, nao olham nos nossos olhos, nao falam conosco. Mesmo aqueles trabalhadores que convivem nas residencias, os empregados domesticos. E normal que numa casa indiana o patrao tenha 4 empregados, ate e bom para diminuir o desemprego desse pais, mas mesmo dentro das casas percebemos que quando tentamos trocar algum tipo de afeto com esses trabalhadores, acabamos causando um desconforto nas pessoas.
Claro que ja eh dificil generalizar as coisas no Brasil, em se tratando de India entao, impossivel a cultura, a lingua e a religiao mudam a cada 100 km... Na verdade oque eu sinto falta e de um Estado que proteja seu cidadao, que nao fique a merce da boa vontade de alguns.
Enfim, esses problemas nao sao exclusivos ad India, muitas vezes e quando o problema do outro chama atencao e que consguimos ver os nossos proprios problemas. Espero que a India resolva esses problemas para se tornar um pais ainda mais bonito e interesante.

Paulo Limberger - GSE TEAM MEMBER.

2 comentários:

  1. Bacana seus comentários "Paulol"...Vamos conhecendo a ìndia junto com vocês mesmo estando tão longe...Interessante...Abraço...Luciana Duarte.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo e todos que estão na Índia, muito bom compartilhar a experiência com vocês,pena que as vezes não dá para colocar fotos, mas tenho certeza de que está sendo maravilhoso.
    Feliz Ano Novo para todos!!!! Elizangela Machado

    ResponderExcluir